Blog com ENERGIA
Aqui no Blog do Você Sabia da TGM você encontrará notícias completas de vários temas. Participe comentando-as!
Projeto inédito de cogeração de energia a partir de biomassa de eucalipto tem turbina TGM
04 Fevereiro 2016

Projeto inédito de cogeração de energia a partir de biomassa de eucalipto tem turbina TGM

Além da fábrica, 56 mil casas serão beneficiadas com a energia elétrica sustentável deste projeto

A busca mundial por fontes alternativas na geração de energia elétrica é constante e tem fortalecido muito o conceito de queima de eucaliptos oriundos de florestas plantadas. O Brasil está plenamente inserido nestas tecnologias e é o pioneiro em alguns casos.

Em 2014, foi inaugurada a primeira planta de cogeração de energia a vapor a partir da queima de biomassa de eucalipto, no Complexo Industrial de Aratu, em Candeias, BA. Este projeto, pioneiro no setor petroquímico e o primeiro da ERB (Energias Renováveis do Brasil) em parceria com a TGM, está em funcionamento e abastece a maior unidade da Dow, com energia limpa, substituindo parte do gás natural que abastece a empresa.

O equipamento fornecido é uma Turbina TGM de reação de 17 MW de potência, modelo BTE 32 com extração controlada que fornece dois tipos de vapor ao processo da Dow, sendo 17 e 6 bar (a) de pressão e, ainda, energia elétrica.

Com este projeto, a Dow substituiu 150 mil metros cúbicos diários de gás natural, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. A unidade tem capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil MWh de energia elétrica.

O investimento de aproximadamente R$ 265 milhões é responsável pela geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,4 mil indiretos, nas áreas industrial e florestal. A Turbina TGM instalada na Dow do Brasil utiliza práticas sustentáveis de geração de energia com tecnologia 100% nacional.

Esta ação, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono da planta em cerca de 170 mil toneladas por ano, traz benefícios para as pessoas, para o meio ambiente e para o crescimento da região.

"Este projeto proporcionará ainda a cogeração de 12 MW de energia, que será comercializada por meio da rede elétrica da Bahia. Essa quantidade é suficiente para suprir o consumo mensal de 56 mil casas”, disse Carlos Palleta, gerente de desenvolvimento de Negócios da Unidade Turbinas.


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube
jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613

 

Deixe um comentário



Anti-spam: complete a Imagem abaixo:
Fale com a TGM
Este espaço é especialmente dedicado para tirar dúvidas, emitir comentários, dar sugestões e registrar elogios sobre as matérias, produtos e serviços TGM.
Fale conosco. Participe do desenvolvimento da TGM que é revertido diretamente a você.
Fone: +55 16 2105-2600 / +55 16 3511-5000
Atendimento 24 horas.
Buscando a maior disponibilidade operacional dos equipamentos dos nossos clientes, disponibilizamos o notável e reconhecido atendimento em regime de plantão 24h durante os 365 dias do ano para emergências. O 24h é mais nosso grande diferencial, confiável e eficiente nas soluções para acionamentos mecânicos, elétricos e de energias renováveis.
Atendimento em Plantão +55 16 2105 2529 +55 16 9 9773 4985     |     atendimento24h@grupotgm.com.br