Blog com ENERGIA
Aqui no Blog do Você Sabia da TGM você encontrará notícias completas de vários temas. Participe comentando-as!
Projeto Energia dá oportunidade de produzir e consumir energia com maior eficiência, segurança e disponibilidade operacional
04 Fevereiro 2016

Projeto Energia dá oportunidade de produzir e consumir energia com maior eficiência, segurança e disponibilidade operacional

Aumento da escala, da eficiência nos equipamentos de cogeração e de processo nos acionamentos de preparos e
moendas são intervenções tecnológicas que traduzem ganhos

Fatores como o aquecimento global, a diminuição dos recursos hídricos para obtenção de energia e o alto custo da energia elétrica estimulam a busca incessante por eficiência energética através da combustão de biomassas renováveis.

Embora muito já tenha sido feito com relação à geração e cogeração de energia, a multinacional brasileira do segmento de turbinas a vapor, redutores e multiplicadores de velocidade que fornece soluções e equipamentos para acionamentos de geradores de energia elétrica com foco em energia renovável traz meios de maximizar a cogeração através da elevação da eficiência de seus equipamentos. 

O Projeto denominado Energia é uma iniciativa da TGM para auxiliar os clientes na busca da eficiência energética de suas turbinas e redutores, tendo como resultado principal o ganho de eficiência global do ciclo termodinâmico, podendo ser na energia adicional para comercialização ou na economia de combustível.

O Projeto estuda todas as turbinas e redutores da planta avaliando o ponto de projeto em comparação com o ponto de operação onde em muitos casos há necessidade de readequação do projeto para obter ganho de eficiência. Em uma das usinas, por exemplo, foram verificadas algumas oportunidades como repotenciar as turbinas e redutores da moenda e deixar de rebaixar vapor de 67 kgf/cm² para 21 kgf/cm² para atender a moenda.

Na avaliação do gerente de desenvolvimento de negócios da TGM, Leonardo Buranello, neste caso, foram estudadas as seguintes opções: tomada de vapor na turbina existente, eletrificar dois ternos ou efetuar a substituição da turbina existente por turbina com extração. “Apresentamos todas as opções possíveis para aumentar a eficiência da planta e deixamos que o cliente avalie qual se enquadra no plano da empresa. Avaliamos desde melhorar, significativamente, o equipamento existente até a substituição por turbinas de reação que são mais eficientes. Neste caso estudado tivemos um ganho na exportação de energia de 2,5 MWh adequando o equipamento existente até 4,5 MWh substituindo por uma turbina nova de reação”, disse.

O estudo feito em outra usina demonstrou os ganhos de eficiência em substituir as turbinas de simples estágio e de múltiplo estágio de baixa eficiência do preparo e moenda pela turbina G5 FAST desenvolvida pela TGM que possui conceitos termodinâmicos modernos com as mesmas características técnicas das turbinas TGM de grande porte. Neste caso, disse Buranello, estudamos aumentar a eficiência das turbinas de preparo e moenda, resultando em disponibilidade de vapor para a turbina de geração de energia.

“Turbinas de simples estágio têm eficiência abaixo de 40%, assim como as turbinas de múltiplo estágio operando com condições abaixo do projeto. Com a substituição das turbinas TGM G5 FAST projetada nas condições operacionais da usina conseguimos elevar a eficiência para 73%, o que possibilitou disponibilizar mais vapor para a turbina de geração de energia, resultando num adicional de exportação 3,75 MWh”, explicou Buranello.

De acordo com o engenheiro Flávio Henrique Natal, da engenharia de campo da TGM, o Projeto aplicado em outra usina trouxe ganho em eficiência. “As oportunidades encontradas, neste caso, foi repotenciar as duas turbinas de geração de energia substituindo seus rotores ou instalar uma turbina nova de reação substituindo as duas turbinas existentes. Com isso, os ganhos de exportação de energia foi de 4,1 MWh para o repotenciamento ou 6,6 MWh para instalação da turbina nova”.

Em síntese, a eficiência energética é uma oportunidade para as usinas produzirem e consumirem energia com rentabilidade maior; é um diagnóstico de que a empresa pode gerar mais energia e receita. A TGM tem feito este projeto sem custo para o cliente e todo estudo feito por colaboradores especialistas inclui visitas nas usinas e apresentação das possíveis melhorias de eficiência.

 


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube
jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 

Deixe um comentário



Anti-spam: complete a Imagem abaixo:
Fale com a TGM
Este espaço é especialmente dedicado para tirar dúvidas, emitir comentários, dar sugestões e registrar elogios sobre as matérias, produtos e serviços TGM.
Fale conosco. Participe do desenvolvimento da TGM que é revertido diretamente a você.
Fone: +55 16 2105-2600 / +55 16 3511-5000
Atendimento 24 horas.
Buscando a maior disponibilidade operacional dos equipamentos dos nossos clientes, disponibilizamos o notável e reconhecido atendimento em regime de plantão 24h durante os 365 dias do ano para emergências. O 24h é mais nosso grande diferencial, confiável e eficiente nas soluções para acionamentos mecânicos, elétricos e de energias renováveis.
Atendimento em Plantão +55 16 2105 2529 +55 16 9 9773 4985     |     atendimento24h@grupotgm.com.br