Blog com ENERGIA
Aqui no Blog do Você Sabia da TGM você encontrará notícias completas de vários temas. Participe comentando-as!
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 459

Linha de redutores planetários para setor eólico traz inovação nos acionamentos
04 Fevereiro 2016

Linha de redutores planetários para setor eólico traz inovação nos acionamentos

Fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil conta com 
linha de redutores TGM para acionamentos do Yaw e Pitch e serviços para atendimento

O Brasil reúne uma diversificada matriz energética, que abrange as fontes hidráulica, biomassa, eólica, térmica e solar. O país se difere das demais nações pela capacidade de produção de energia a partir de fontes renováveis e limpas. Nesse contexto, a matriz eólica vem ganhando espaço com uma atual capacidade de energia eólica instalada de 8,71 GW e outros 10 GW em construção, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

Apenas como referência, a participação atual da energia eólica na matriz energética brasileira é de 5% e a estimativa para 2020 é de 12%. Com o mercado eólico em pleno desenvolvimento, a cadeia nacional de suprimentos se adequa ao novo cenário e a TGM está pronta para se expandir com competitividade reduzindo a dependência de componentes eólicos importados.

Dos quatorze setores industriais que a multinacional brasileira sediada em Sertãozinho atende, o setor eólico é o que tem ganhado corpo em função da linha RPW da TGM (Linha de Redutores Planetários Wind), desenvolvida para atender as demandas do setor eólico quanto aos acionamentos do Yaw e Pitch.

“O objetivo é oferecer aos fabricantes de aerogeradores um produto inovador com qualidade e segurança, conforme as exigências e critérios do setor eólico e que assegure sua disponibilidade operacional”, disse Frederico Teixeira, gerente de desenvolvimento de negócios eólico da Unidade de Negócio Transmissões TGM. Para ele, a experiência da empresa nesta tecnologia se baseia em sua consolidada competência em redutores planetários e de eixos paralelos, fabricados e instalados no mundo.

Alguns destaques da linha RPW são os rolamentos autocompensadores no eixo de saída para maior resistência aos esforços radiais e axiais, defletores nas flanges intermediárias com a individualização dos estágios e, ainda, suportes planetas com design diferenciado para maior robustez.

Além da linha de redutores eólicos RPW, a TGM produz componentes como engrenagens, eixos, partes e peças ou subconjuntos utilizados em aerogeradores, com destaque para o Yaw Gear. Também faz parte do escopo a realização de serviços em redutores e/ou multiplicadores de qualquer tamanho e fabricante.

“Em se tratando de fornecimento nacional de bens e serviços para o segmento eólico, a TGM se posiciona como forte fornecedora de soluções em transmissões e componentes, bem como de um sistema de proteção, controle e monitoramento”, esclareceu Frederico Teixeira.

Sistema ProteTork® – o ProteTork® é um sistema microprocessado de classe IP65 desenvolvido para monitoramentos, registros e proteções dos redutores RPW, além de serem configuráveis de acordo com o tamanho e aplicação dos redutores. Além da proteção do RPW, o sistema protege todo o Yaw System e Pitch System, protegendo os demais componentes do sistema de eventuais sobrecargas.

“Temos uma estrutura fabril moderna e equipe especializada para realizar serviços diferenciados em redutores e multiplicadores”, completou o gerente de desenvolvimento de negócios eólico.


Informações à imprensa
JSM Comunicação
Jaqueline Stamato Taube
jaqueline.stamato@jsmcomunicacao.com.br
Fone: (16) 9 9221.2613 

Deixe um comentário



Anti-spam: complete a Imagem abaixo:
Fale com a TGM
Este espaço é especialmente dedicado para tirar dúvidas, emitir comentários, dar sugestões e registrar elogios sobre as matérias, produtos e serviços TGM.
Fale conosco. Participe do desenvolvimento da TGM que é revertido diretamente a você.
Fone: +55 16 2105-2600 / +55 16 3511-5000
Atendimento 24 horas.
Buscando a maior disponibilidade operacional dos equipamentos dos nossos clientes, disponibilizamos o notável e reconhecido atendimento em regime de plantão 24h durante os 365 dias do ano para emergências. O 24h é mais nosso grande diferencial, confiável e eficiente nas soluções para acionamentos mecânicos, elétricos e de energias renováveis.
Atendimento em Plantão +55 16 2105 2529 +55 16 9 9773 4985     |     atendimento24h@grupotgm.com.br